Quando uma criança passa fome, é problema de todo mundo
Rol Taxativo | Eleições e as infâncias | Escolas inspiradoras | Procura-se família para estrelar documentário
📸 @favelagaleria
Para ouvir lendo: Sementes, de Palavra Cantada
Os meus filhos estão sempre com fome
Quando eles passam muita fome eles não são exigentes no paladar
Quando uma criança passa fome, é problema de todo mundo, mas parece que ninguém se importa
Como é horrível ver um filho comer e perguntar: 'Tem mais?'
Esta pergunta 'tem mais' fica oscilando dentro do cérebro de uma mãe que olha as panela e não tem mais
Os trechos acima são do livro “Quarto de Despejo” de Carolina Maria de Jesus, escrito na década de 50. A experiência de ver os filhos com fome descrita por Carolina é vivida no Brasil de hoje.
Os níveis já elevados de fome entre os brasileiros se agravaram em 2021. Em 2022, 33,1 milhões de pessoas não têm o que comer. No final de 2020, 9% dos domicílios brasileiros com seus moradores passavam fome. Em pouco mais de um ano, esse percentual chegou a 15,5%. São 14 milhões de novas/os brasileiras/os em situação de fome. Ela afeta especialmente mulheres, famílias pobres e pessoas entre 30 e 49 anos, grupos que geralmente têm mais filhos.
Hoje reuni alguns conteúdos sobre isso. É sempre um desafio cobrir este assunto, humanizar estes dados sem expor e fragilizar ainda mais quem sofre com o problema. Ano passado fiz uma reportagem no Conversa de Portão ouvindo mulheres que enfrentaram a fome.
E nesta outra reportagem entrevistei a socióloga Erika Galindo do Grupo de Pesquisa ‘Alimento para Justiça: Poder, Política e Desigualdades Alimentares na Bioeconomia’. Ela explica o que são estes termos e quais políticas públicas deixaram de existir para estarmos neste cenário.
🟥 Apenas 26% das crianças de dois a nove anos no Brasil fazem três refeições por dia.
O Portal Lunetas ouviu famílias de diferentes regiões do Brasil compartilham histórias atravessadas por fome e outras ausências. O Joio e o Trigo frisou que a fome é desproporcionalmente maior entre mulheres, pessoas negras, habitantes de zonas rurais e moradores das regiões Norte e Nordeste trazendo gráficos dos últimos dados. Aqui, o jornalista João Peres pergunta: Aceitaremos que os pobres adoeçam de comida no Brasil? Os preços dos ultraprocessados se tornarão, na média, mais baratos do que os de alimentos in natura e minimamente processados.
🟧 Como aprovação do Rol Taxativo afeta crianças
Neste episódio do Café da Manhã, Ligia Bahia, professora da UFRJ, é clara: “As crianças com deficiência e as pessoas com doenças crônicas serão as mais afetadas com a decisão”. Recomendo também que leiam Lucas Pontes, jovem autista que explica: “Não é só sobre você”. Precisamos encarar como um problema de toda a sociedade. A jornalista e ativista Andréa Werner revela que as mães tem que os planos de saúde decidam tentar derrubar decisões já estabelecidas em prol das crianças com deficiência.
🧑🏫 INSPIRAÇÃO NA ESCOLA
Manguezais amazônicos viram tema de jogo para a educação infantil (Porvir)
3 escolas públicas brasileiras são finalistas em prêmio internacional (Porvir)
A bordo de triciclos, crianças distribuem flores e desbravam centro de SP (Tab - Uol)
Creche na Rocinha vira referência para crianças com deficiência (Jornal Fala Roça)
🗳 DE OLHO NAS ELEIÇÕES
➡ Infâncias em foco: quem vota pelas crianças? Este especial do Lunetas discute política sobre e para as crianças. Eles ouviram crianças que contaram suas impressões sobre o tema.
➡ Menos mortes, mais cuidado: No Tendências e Debates representantes do movimento Agenda 227 mostram como Candidatos devem vislumbrar ações que garantam os direitos da infância
➡#FakeToFora: Projeto voltado à checagem nas eleições traz planos de aula gratuitos
➡A Ashoka preparou percursos de debates públicos liderados por jovens que convidam a refletirem e se organizarem politicamente a partir das escolas.
➡ Renata Cafardo pergunta: Que futuro queremos para o Brasil se, durante as eleições, a criança só servir para aparecer no colo do candidato?
LINKS DIVERSOS
🔗 O tempo que adultos passam lendo para crianças de até três anos
🔗Qual a diferença entre afeto, emoção e sentimento?
🔗“Progresso” em Altamira é uma tragédia anunciada para as crianças
🔗Diretor do Renascimento do Parto procura família para estrelar novo documentário
🔗Qual nota você daria para os seus filhos? Lembremos que nossas notas não nos definem.
🔗Meninas vão ao ginecologista, mas e os meninos?

É isso!
Até semana que vem ;)