Eu não pedi para nascer, o seu papel devia ser cuidar de mim 🎶


#Ficaemcasa. Imagem de Aran Rodriguez no Amazonas @aranrd
Olá!
Que bom te encontrar aqui.
Você está recebendo a primeira edição da CARAMBOLA. Nossa conversa começa aqui :)
Na sexta-feira estava aqui em casa chorosa, lendo posts e depoimentos de um monte amigos que o jornalista Gilberto Dimenstein inspirou. Aí Joaquim, (meu pequeno, de sete anos, para quem não conhece) chega do meu lado e diz: ‘Mãe, você tá triste? Então brinca que resolve”.
Fiquei pensando no brincar como uma saída para o momento terrível que estamos vivendo. Joaquim, as crianças, nunca param de brincar e é preciso prestar atenção nisso. Mas como, diante tantas urgências que a maioria das famílias brasileiras tem urgências enormes para dar conta?
"Brincadeira traz alegria e alegria cura, não existe motivo pra gente não brincar" disse o educador Reinaldo Nascimento, nesta live aqui, que fez parte da Semana Mundial do Brincar 2020 com o tema "Brincar entre o céu e a terra”. (Fica até o final para conferir conteúdos que podem ajudar neste caminho aí. Se você é professor pode indicar para famílias e se você tem criança em casa pode se inspirar para brincar).
Antes, vamos às
NOTÍCIAS DA SEMANA

João Pedro e a história das “crianças matáveis” no Brasil. Juliana Prates no Portal Lunetas
João Pedro entrou para essa lista de mortes absolutamente evitáveis, mas que não são por acaso. A violência que mata meninas e meninos pretos e pobres no Brasil não é um acidente, é um “projeto de Estado”.
Há uma música do grupo Facção Central, que se chama “Eu não pedi pra nascer”, cujo refrão é um coro de vozes infantis que clama: “O seu papel devia ser cuidar de mim".

Carta à Adriel. O menino que ama livros. Da escritora Juliana Borges
Apaixonado por cultura, o baiano de 12 anos Adriel Bispo de Souza (@livrosdodrii) posta resenhas de filmes e livros em seu Instagram. Nos últimos dias, ele foi vítima de um ataque racista. Mas não se calou. “Em pleno século 21 pessoas ainda são racistas? Atualizem-se. Insultos acabam com psicológico de pessoas fracas, esse tipo de coisa não me abala em nenhum ponto. Alíás, tenho orgulho de ser negro", respondeu.

Escolas usam rádio para levar conteúdo a estudantes de todo o país
O conteúdo transmitido por rádio é uma forma que as redes públicas de ensino do Maranhão, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul encontraram para levar a escola para dentro das casas durante a pandemia da Covid-19

Como estão (todas) as crianças do Brasil durante a pandemia?
Viviana Santiago reflete no Portal Lunetas como a mídia não retrata todas as crianças que estão vivendo a pandemia no Brasil. Crianças em situação de rua, que dependem da alimentação da escola ou aquelas que sofrem violência em casa são as mais afetadas pela pandemia

Imagem de Ana Carolina Fernandes @culafernandes
PARA BRINCAR MAIS - LIVES QUE VALEM A PENA
| A importância do brincar e o fortalecimento de vínculos
Deu um quentinho no meu coração ouvir estas três mulheres que conseguiram dizer dessa importância sem julgar famílias ou com saídas irreais para a realidade brasileira.
| "Brinca que cura!”, Wellington Nogueira, fundador do Doutores da Alegria e Reinaldo Nascimento, terapeuta Social da Pedagogia da Emergência, contam suas experiências brincando quando parece faltar esperança.
Curso para ampliar o repertório...
| Escutar crianças hoje” com a antropóloga Adriana Friedmann
Encontros para refletir sobre a situação das crianças hoje e para a importância e urgência de escutá-las.